Unção Não Muda Coração (2ª P): É Ridículo





Como disse na primeira parte, a busca pelo Espírito não é errada. Mas, é precisão viver um carisma pensante, inteligente, um culto racional. Não é necessita conhecer muito sobre as Escrituras para saber o que pode ou não pode nessa busca. Só precisa haver um BOM SENSO.

Paulo escreveu em 1CO 14 sobre uma manifestação dos dons do espírito [línguas; e profecias (interpretação das línguas)] que precisaria ser organizados:
 “Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais”
“Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.”. “Se você estiver louvando a Deus em espírito, como poderá aquele que está entre os não instruídos dizer o “Amém” á ação de graças, visto que não sabe o que você está dizendo? Pode ser que você esteja dando graças muito bem, mas o outro não é edificado.”
“Irmãos deixem de pensar como crianças. (...) Quanto ao modo de pensar, sejam adultos.
“Assim, se toda igreja se reunir e todos falarem em línguas, e entrarem alguns não instruídos ou descrentes, não dirão que vocês estão loucos?”
“Deus não é um Deus de desordem, mas de paz (...)”. “Portanto irmãos busquem com dedicação a profetizar (dizer algo que o povo entenda, para que creiam V.24 e 25) e não proíbam o falar em línguas. Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.”
Com certeza, nessa cena não houve nada disso. Não foi seguido um caminho de amor, uma busca pelo Espírito e pelos dons. O espírito possuiu o cara, entrou sem ele querer; não foi o Espírito Santo que entrou nele, pois ele é cavaleiro e convence, quebranta e ao ceder do ser humano, ele habita, guia, instrui.

Toda aquela manifestação não edificou ninguém (os descrentes), todos acharam uma loucura. Virou uma desordem. Atrasou os passageiros de seus afazeres. Acharam ridícula a macumba que disseram que era presença de Deus. “– O que é isso? Que coisa feia e vergonhosa. É isso que crente faz? Não quero isso pra minha vida, não piso mais em nenhuma igreja.”

Ninguém foi edificado, ninguém viu a glória de Deus. Ninguém entendeu nada. Pior, agora que ninguém quer saber de presença de Deus, de Espírito Santo. Vão preferir viver como estão, não encontrou algo de melhor em Deus, mas de pior.

Vamos tentar ser simples como Jesus foi. Viver e ensinar as coisas que ele viver e disse. Procuremos conhecer o Jesus dos Evangelhos, do Novo Testamento  porque o que virou de Cristianismo hoje, ramificou por dois lados: O da passividade ou do praticantismo radical a ponto de ser paranóico.

Deus nos ensine a ser livres!